CÂMARA MUNICIPAL REALIZA 11ª REUNIÃO ORDINÁRIA E VEREADOR APRESENTA MOÇÃO DE REPÚDIO

Realizada nesta terça-feira, 23/4/2024, a 11ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio. Após a leitura da mensagem bíblica pelo vereador Pastor Alaércio e o Pequeno Expediente aberto pelo vice-presidente da Câmara, vereador Valtinho do Jandaia foi iniciada a mesma com a leitura de correspondências e comunicações; e discutida e aprovada a ata da 10ª Reunião Ordinária, realizada dia 16 de abril de 2024.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro foi apresentado (SEM DISCUSSÃO) de proposições e encaminhamento às Comissões Permanentes para emissão de parecer, o Processo de Lei nº 848/2024 que Denomina o CASI – Centro de Atendimento Sócio Infantil, localizada no município de Patrocínio/MG, autoria do vereador Pastor Alaércio; e o Processo de Lei nº 849/2024 (PL nº 12/2024) que Destina ao CISTRI o produto da arrecadação do imposto da União sobre a renda e proventos de qualquer natureza incidente na fonte sobre rendimentos pagos pelo CISTRI, a qualquer título, autoria do prefeito municipal.

Foram apresentadas as Indicações de números 2100 a 2103/2024 e Moções de números 563 e 564/2024.

MOÇÃO DE REPÚDIO

O vereador Ricardo Balila solicitou a inserção na pauta, a Moção de Repúdio nº 02/2024 para que seja enviada ao Sr. Vereador Wellington Lousado Pereira (PTB), conhecido como Chico Carabina, que usou condição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma pejorativa contra o vereador Francisco Constábile Filho (Chiquinho do Canjarana / PSB) durante discussão na sessão ordinária da Câmara Municipal de Guaiçara, no estado de São Paulo, realizada no último dia 15. O vereador e presidente da Câmara Municipal de Guaiçara/SP dirigiu-se de forma pejorativa ao outro vereador ao chamá-lo de "autista" louco.

“A aceitação do Autismo deve ser o foco principal da conscientização, sem a banalização ou propagação de falas preconceituosas”, disse o vereador Ricardo Balila.

Agora, esta Moção de Repúdio, será analisada na Comissão de Legislação e Justiça para que seja votada na próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio necessitando da votação favorável de 10 vereadores.

A 12ª Reunião Ordinária acontecerá no dia 30/4/2024, terça-feira, às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Patrocínio, sendo transmitida pelo site da Câmara Municipal e pelo YouTube.

Alex Guimarães Machado / Ascom CMP