VEREADORES PARTICIPAM DE EMOCIONANTE INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL “PROFESSORA OLGA BARBOSA”

Na sexta-feira (22/9), às 19 horas, os vereadores Leandro Caixeta (Presidente), Natanael Diniz (Líder de Governo), Valtinho do Jandaia, Paulinho Peuca, José Roberto dos Santos (Salitre), Roberto Margari, Adriana de Paula e Raquel Rezende participaram da inauguração oficial do Centro de Educação Infantil Municipal Professora Olga Barbosa, localizado em Região Central na Av. Dom José André Coimbra com Rua Elmiro Alves do Nascimento.
Com 930m² de área construída atenderá 200 crianças de 0 a 4 anos de idade. A sugestão do nome de Olga Barbosa para que este Centro pudesse ser denominado foi indicação do vereador Professor Natanael Diniz e o projeto de autoria do prefeito municipal Deiró Marra foi aprovado pela Câmara Municipal de Patrocínio.
Foi um momento especial de homenagear uma mulher tão importante para a Educação Patrocinense: a saudosa e eterna Professora Olga Barbosa.
A Família da Professora Olga Barbosa foi representada e sua sobrinha Valma Barbosa fez um pronunciamento agradecida, feliz e muito emocionante.

QUEM FOI OLGA BARBOSA: UM ÍCONE DA NOSSA EDUCAÇÃO

Olga Barbosa nasceu em Patrocínio em 12 de setembro de 1923.Era filha de José Fernandes Barbosa (foi delegado de polícia nos anos de 1920) e de Dona Juvercina. Residia com seus pais e seus cinco irmãos na Rua Governador Valadares, nas proximidades do Córrego Rangel.
Teve como irmãos Aníbal, Dílson, Nilton, Eunice e Laurinda Barbosa, a querida “Dona Totinha”, por anos bibliotecária do Dom Lustosa.
Olga Barbosa estudou todo o primário no Grupo Escolar Honorato Borges. O ginasial e o normal estudou no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, com bolsa de estudo, graças ao empenho da Irmã Alda, pois sua família não tinha recursos para financiar os seus estudos.
Desde criança, sempre foi uma aluna muito responsável, aplicada, estudiosa e inteligente, conseguindo sempre estar em primeiro lugar na turma e em tudo que participava. Depois de formada foi a primeira professora do Curso de Admissão do Ginásio Dom Lustosa, onde iniciou e encerrou sua carreira profissional, lecionando História Geral e do Brasil. Foram mais de 35 anos de dedicação integral à Educação em nossa terra.
Quem a conheceu atesta: era uma mulher culta, estudiosa e bem preparada. Ocupou a cadeira 9 da Academia Patrocinense de Letras/APL, onde ingressou em 1 de abril de 1995, chegando a presidir a entidade.
Nunca se casou. Ao longo de sua existência recebeu diversas homenagens, todas meritórias, dado sua importância no contexto sociocultural de Patrocínio, com reflexos positivos na vida de milhares de pessoas. Ressalte-se o reconhecimento público que mereceu, em novembro de 1999, da Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio, pelo pioneirismo, participando efetivamente da gênese daquela Fundação, como um de seus instituidores.
Tragicamente faleceu no dia 3 de abril de 2006.

Alex Guimarães Machado / Ascom CMP