VEREADORES INDICAM EM “REGIME DE URGÊNCIA” A DESTINAÇÃO DE 5 MILHÕES DE REAIS AO HOSPITAL DO CÂNCER DE PATROCÍNIO

Realizada nesta terça-feira, 01/8, a 23ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio. Após o Pequeno Expediente, aberta pelo vereador e presidente Leandro Caixeta foi apresentado Sem Discussão e aprovado por 12 votos favoráveis, o Processo de Lei Complementar nº 52/2023 (PCL nº 10/2023) que Altera o número de vagas do cargo de Engenheiro Ambiental que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os servidores do DAEPA, do IPSEM e dos quadros setoriais da Administração e da Saúde do Poder Executivo Municipal de Patrocínio, de autoria do Prefeito Municipal.

INDICAÇÃO DE 5 MILHÕES EM REGIME DE URGÊNCIA PARA O HOSPITAL DO CÂNCER DE PATROCÍNIO

Os vereadores e vereadoras solicitaram as Indicações de números 1733/2023 a 1754/2023 dirigidas ao prefeito municipal. Destaques para a Indicação em REGIME DE URGÊNCIA do vereador Ricardo Balila, para destinação de R$ 5 milhões de reais ao Hospital do Câncer de Patrocínio; do vereador Paulinho Peuca solicitando ao Secretário Municipal de Obras Públicas, a reforma, a instalação de um velário eletrônico e de energia fotovoltaica no Cemitério Municipal e a construção de uma praça no Bairro Padre Eustáquio, contendo academia ao ar livre, área de recreação infantil, quadra de esportes, área de convivência, paisagismo e iluminação de Led; do vereador e Líder do Governo, Natanael Diniz solicitando ao Sine, a realização de mutirão aos sábados a fim que mais pessoas consigam a emissão do documento de carteira de identidade e ao Secretário Municipal de Saúde, a instalação de fraldário no Pronto Socorro Municipal; do vereador Carlos Alberto Silva (Carlão), solicitando ao Secretário Municipal de Obras Públicas, o asfaltamento URGENTE das ruas do Bairro Manuel Nunes e de um poliesportivo no referido bairro.

PRESIDENTE DO HC PATROCÍNIO E SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE PRESTAM ESCLARECIMENTOS

A 23ª Reunião Ordinária, que durou mais de oito horas, contou com as presenças do Presidente do Hospital do Câncer de Patrocínio, Thiago Miranda de Oliveira e do Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão.

De forma espontânea, eles prestaram os esclarecimentos necessários para colocarem um ponto final nesta questão.

À frente do HC há mais de sete anos, Thiago Miranda falou de forma clara e bem objetiva sobre o recebimento de R$ 3 milhões de reais por parte da prefeitura, não deixando dúvidas da boa gestão desse recurso. “Estamos em fase bastante avançada das obras e esses 3 milhões repassados pela Prefeitura, oriundos da emenda parlamentar do Deputado Federal Weliton Prado, foi muito bem investido para chegarmos até aqui”, ressaltou.

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, afirmou em sua explanação, que essa emenda parlamentar veio para o Custeio da Atenção Primária à Saúde e para a Média e Alta Complexidade do Município e, através de um entendimento em conjunto, foram repassados os 3 milhões para o Hospital do Câncer de Patrocínio “Não houve desvio, o que fizemos foi um acordo de cavalheiros, entre o HC e a Prefeitura, para que o Hospital do Câncer recebesse tal verba, já que o recurso do Deputado Weliton Prado veio para a Atenção Primária e para exames de Média e Alta Complexidade”, disse.

Para o vereador Thiago Malagoli, além de não destinarem a totalidade do recurso do Deputado Federal Weliton Prado, o mesmo não foi utilizado como deveria. Segundo o parlamentar - dentro dessa verba -, secretários municipais realizaram cirurgias e exames que foram feitos pelos vereadores e pessoas próximas a eles. “Isso é no mínimo imoral e a população precisa saber disso”, ressaltou o vereador que garantiu que irá questionar essa questão judicialmente.

A 24ª Reunião Ordinária acontecerá no dia 08/8, às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Patrocínio.

ASCOM CMP / Alex Guimarães Machado