Secretaria de Cultura abriu a 16ª Primavera de Museus

Na noite desta segunda-feira (19) foi aberta oficialmente a 16ª Primavera dos Museus, com o tema “Independências e museus, outros 200, outras histórias. A iniciativa foi da Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Museus Professor “Hugo Machado da Silveira”.

Na oportunidade, foi afeita a abertura oficial e a reinauguração do Museu Municipal com a presença de autoridades e familiares dos homenageados que passaram a denominar as salas no interior do Museu.

Homenageados

Com a presença do Prefeito e demais autoridades do setor foram inauguradas as salas de Comunicação “Humberto Gonçalves Côrtes”; Sala de Educação “Darlene Aparecida Ferreira”; Sala da Saúde “Dr. Walter Pereira Nunes”; Sala das Esculturas “Francisco Nunes de Oliveira”, Sala de Exposições Temporárias “Maria Auxiliadora Ferreira”; Sala de Imprensa “Sebastião Elói dos Santos”; Sala de Tear “Prosolina Barbosa”; Sala do Café “José Ioshio Miaki”; Sala dos Afrodescendentes e Indígenas “Inácio Francisco Souza”; Sala dos Tropeiros “Geraldo Afonso Côrtes” e Salão Principal no 2º Andar “Marcelo Pereira Guimarães”. Todas essas homenagens são frutos de projetos de lei de autoria da vereadora Eliane Nunes (UB). Na mesma cerimônia também foi inaugurada a Sala de Música “Paulinho Machado”. Esta homenagem foi estabelecida através de projeto de lei de autoria do vereador Florisvaldo José de Souza (Valtinho-UB), atual presidente do Legislativo Municipal. Os dois vereadores prestigiaram o evento com suas presenças junto ao prefeito Deiró Marra e a Secretária Municipal de Cultura Maria Aparecida Palucci.

Programação

A programação “Independências e Museus” segue até o próximo domingo dia 15, com uma série de eventos. Serão palestras, debate sobre a inclusão de alunos especiais, apresentação de coral, rota turística além de oficina de pintura com Renata dos Anjos e reflexão sobre os 200 anos de independência com Eliane Lima, entre outras atrações no Museu Municipal “Professor Hugo Machado da Silveira” e a participação gratuita da comunidade.

Ascom/câmara/Luiz Cabral/Fotos Alex Guimarães