Ordinária tranquila com a discussão de variados assuntos

Sem qualquer problema técnico durante a transmissão, a 11ª Reunião Ordinária dessa terça-feira (20), transcorreu com tranquilidade e vários assuntos foram debatidos. Todos os Processos, Projetos de lei, Indicações e Moções apresentados nessa manhã foram aprovados pelos vereadores.

Durante a justificativa de Indicações, o vereador Odirlei Magalhães (PL), lamentou o falecimento semana passada, de Sebastião Eustáquio Pereira, ex-funcionário e um dos fundadores do Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista Rural de Patrocínio. E também o falecimento do cantor, comunicador e humorista Luiz Fernando, corrido na noite de domingo e sepultado nessa segunda-feira (19). “Nossos sentimentos de pesar e condolências às famílias, em nome de todos os vereadores da Câmara Municipal”, pontou.

Thiago Malagoli (DEMOCRATAS) agradeceu a direção das empresas Pif Paf Alimentos, Mosaic Fertilizantes e Embarê Camponesa pelo altruísmo de distribuir kits de alimentos e de higiene contra a Covid 19, “solidarizando-se com esse momento difícil porque passam inúmeras famílias do nosso município”, destacou.

Eliane Nunes (DEMOCRATAS), chamou atenção para o cuidado da constitucionalidade na elaboração de projetos de lei e, salientou a necessidade de um debate mais amplo e profundo, sobre a possibilidade da volta as aulas. No mesmo segmento, o Professor Alexandre (AVANTE), também solicitou um debate aprofundado sobre o assunto e questionou os protocolos a serem seguidos, diante de uma possível volta as aulas.

Para sanar algumas dúvidas e contribuir com a discussão, os vereadores Leandro Caixeta (DEMOCRATAS) e Natanael Diniz (PL), integrantes do Comitê de Educação que busca soluções seguras para a possibilidade do retorno presencial dos alunos se pronunciaram. “O retorno vai ocorrer, mais ainda sem data definida e os debates giram em torno de uma série de fatores”, explicaram. O vereador Ricardo Balila (PODEMOS) líder do governo no Legislativo, manifestou apoio a necessidade de um debate mais amplo com a participação da comunidade. Na oportunidade, Balila e o presidente da Casa Florisvaldo José de Souza (Valtinho do Jandaia -DEM), anunciaram que as obras de canalização da parte restante da Avenida João Alves do Nascimento, devem começar ainda nesse mês.

Grande Expediente

Inscrito no Grande Expediente o vereador Odirlei Magalhães (PL) fez uma provocação para um debate amplo sobre a possibilidade de municipalização do Colégio Agrícola Sérgio de Freitas Pacheco, mantido pela Fundação Educacional, Comunitária e Cultural de Patrocínio –FUNCECP. Na ocasião, ele foi questionado pelo vereador Paulo Roberto dos Santos (Panxita –PSDB) se a municipalização poderia trazer transtornos para a instituição. Odirlei explicou que o objetivo é exatamente o contrário, “fortalecer a instituição de ensino e que, a possível municipalização possa oferecer ensino de qualidade e gratuito para um número ainda maior de pessoas”, justificou.

Ascom/Câmara/Foto Divulgação