1º INSTITUTO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DO HOSPITAL DE AMOR EM MINAS FOI INAUGURADO EM PATROCÍNIO

A Câmara Municipal de Patrocínio foi muito lembrada positivamente nos discursos na inauguração do 1º Instituto de Prevenção ao Câncer do Hospital de Amor de Minas Gerais – Instituto Júlia do Prado – que aconteceu no domingo, 21/04, às 10 horas, em Patrocínio/Minas Gerais. O reconhecimento veio à público como citações da aprovação dos senhores vereadores da terraplanagem, construção da Avenida Pedro Alves do Nascimento e as próximas lutas para o término do Hospital do Câncer de Patrocínio. Estiveram presentes e acompanhando a inauguração, os vereadores Leandro Caixeta (Presidente), Prof. Natanael Diniz, Valtinho do Jandaia, Eliane Nunes, Raquel Rezende, Adriana de Paula, Francisca Carneiro dos Santos (Chiquita), José Roberto dos Santos (Salitre), Paulo Roberto dos Santos (Panxita), Odirlei Magalhães, Prof. Alexandre, Pastor Alaércio e Thiago Malagoli,  A unidade, que é a primeira do Hospital de Amor de Barretos no Estado, foi construída e equipada com emendas do deputado federal Weliton Prado, presidente fundador da primeira Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil da Câmara dos Deputados, e tem o custeio 100% garantido pelas emendas do parlamentar. A parceria é inédita em Minas, após 60 anos de fundação do maior centro oncológico da América Latina.

INSTITUTO DE PREVENÇÃO JÚLIA DO PRADO

O Instituto tem capacidade de realizar cerca de 600 atendimentos por dia, totalmente gratuitos. Para o câncer de mama, a unidade vai tratar 75% dos casos. A população poderá realizar exames de mamografia, ultrassom de mama, consulta com mastologista, e pequenas e médias cirurgias. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, em média, 50 mulheres por dia.

Para o câncer do colo do útero, o Instituto vai tratar 98% dos casos e serão realizados exames de Papanicolau em base líquida, o mais moderno e seguro com maior índice de diagnóstico, colposcopia com biópsia e cirurgia. O câncer do colo do útero é o 3º tipo de câncer mais incidente entre as mulheres.

Além disso, a unidade em Patrocínio vai atender as pacientes com a Carreta da Prevenção, que vai percorrer as cidades, garantindo uma cobertura de mais de 1 milhão de habitantes.

*Alex Guimarães Machado, Ascom CMP