reclamação servidora franciele ubs nações

Olá, tudo bem com você? Conforme dito no e-mail enviado anteriormente, tenho uma reclamação a ser feita. Trata-se da funcionária chamada: Franciele. Número de contato da agente: +55 (34) 99951-2055. Cujo o endereço RUA ITÁLIA n° 2534, BAIRRO NAÇÕES - é de responsabilidade de atendimento dela. Fazem alguns meses que minha família se mudou para esse bairro, entre o período de Março e Abril. Dentre uma das primeiras coisas que fiz, foi conversar com os vizinhos a respeito de quem era a agente responsável pelo nosso endereço. Logo de início eles me disseram que não tinham o conhecimento de quem ela era. Não tinham contato. Não sabiam o nome. E tampouco eram visitados por ela. Que somente indo ao posto, eles poderiam tirar dúvidas ou resolverem o que era preciso, quando não podiam contar com o intermédio da agente. Em vista disto, fui até o posto da região, para me inteirar sobre a responsável. A encontrei por acaso, neste mesmo dia, lá no posto. E então, conversei diretamente com ela e a disse o que me foi repassado. Que ela não realizava as visitações, não entrava em contato com os moradores aqui da rua e que ninguém sabia quem era ela, dentre mais alguns tópicos. Ela por sua vez contestou dizendo que: os meus vizinhos estariam mentindo, porque ela SEMPRE (ênfase no sempre), estava acompanhando essa região/rua. Todavia, o "sempre" referido não acontece. Desde os primeiros meses que estamos aqui, até o dia de hoje, recebemos apenas uma visita. E acredito eu, devido a minha insistência a respeito de um encaminhamento para o dermatologista, que já vinha esperando há tempos, muito antes de mudarmos para esse endereço. Tanto que fiz uma nova consulta no posto - fui atendido pela Dr. Maria Barbara, e ela solicitou um encaminhamento de urgência. E então, brevemente, a consulta com o médico dermatologista foi marcada e pude dar segmento ao tratamento. Somente nesse caso, ela veio aqui e me entregou o documento com a consulta agendada. Apenas nesta ocasião. Recentemente, minha irmã desenvolveu problemas cardíacos. Então, recorreu ao posto de saúde também, para ser avaliada e pegar possíveis encaminhamentos para exames e demais médicos. Em uma Terça, 24/10, ela enviou-me uma mensagem, dizendo que o eletrocardiograma para minha irmã havia saído; e que na Quarta, 25/10, passaria aqui para o entregar. Da minha parte, disse que estaria a espera. Porém, ela não veio na Quarta, e tampouco deu um retorno pela sua falta. Assim, na Quinta, 26/10, pela manhã mandei a ela uma mensagem questionando a falta, e não houve uma resposta da parte dela. Já pelo encaminhar do fim de tarde na Quinta, eu disse para minha irmã, que seria prudente ela mesma ir ao posto e pegar o encaminhamento com a data marcada. Soube por minha irmã algum tempo depois, em seu retorno, que ao ser atendida por uma das enfermeiras - uma senhora - tal enfermeira ligou questionando a agente Franciele, a este respeito. E que não é a primeira reclamação e não somente ela, tem realizado um serviço de certa forma desleixado, porém como apenas tenho conhecimento sobre ela - é dela que tenho algo a falar. Somente após a ligação em repreensão da enfermeira que recebeu a minha irmã no posto, que então, a agente Franciele resolveu me responder. Com um áudio curto às 17:32 horas, com um tom bastante descompromissado e informal. Diante disto, aproveitei o momento e já fiz a minha reclamação diretamente a ela. Uma vez que ela esteve em falta no dia combinado, Quarta. Não deu um parecer pela falta, não respondeu durante o turno da manhã e a tarde de Quinta, e só foi aparecer após ser repreendida. Ela por sua vez, em sua defesa contestou nas palavras escritas dela que "EMPREVISTOS" acontecem. Mesmo sendo este o caso, um aviso sobre a impossibilidade ou uma justificativa, se faz importante. Ela afiançou que na Sexta, 27/10, ela viria aqui entregar - após a reclamação ser feita no posto. Em vista que o exame foi marcado para a Segunda da semana seguinte, eu disse que mais um atraso, e o exame seria perdido - o que a desagradou e ela então, me bloqueou dos contatos, descontente com a reclamação direta. A questão aqui é, que conhecendo o trabalhar dela nesses meses e as informações que tenho dos vizinhos, era pouco confiável que ela viria aqui nas Sexta, como o dito. E menos ainda que justificaria, caso não viesse. Além do mais, ela não responde seriamente quando há alguma dúvida ou pedido feito a ela pelas mensagens, chegando a demorar, ou necessitando de alguma insistência. Em determinadas vezes, quando responde e de qualquer maneira. A vizinha da casa ao lado, perguntou se eu tinha o número da agente, em uma conversa recente a respeito do serviço prestado pela Franciele. Eu disse que sim. Nisto, ela pediu para que a passasse o número, mas já deixei avisado que a agente não responde sempre: É quando responde. E o que minha vizinha disse concluindo: então não adianta. Eu só tenho o número dela, porque fui até o posto e procurei ter o contato para facilitar os atendimentos e trocas de informações. Mas os vizinhos os quais conversei, nem sabem que ela é, muito menos tem o número. Outro fato, é que ela não usa nem uma foto de identificação. É compreensível que alguns gostam de manter privadas as informações em contas sociais. Porém, diante de uma prestação de serviço público, é necessário que haja ao menos algo para identificação do público, em seu perfil. (Nem que fosse uma foto do posto onde ela trabalha ou mesmo do crachá que ela usa). A escrita dela também é precária. Seja pela questão de erros ortográficos visíveis ou pela má digitação. Declaro que estou fazendo está reclamação, em vista de quê; todas as agentes que tivemos em outros endereços eram aplicadas e faziam visitações regulares. Mesmo quando iam apenas para perguntar se precisavam de algum serviço a ser prestado por elas ou pelo sistema de saúde. E neste nosso endereço atual, isto não acontece. Tirei um tempo para falar com alguns vizinhos sobre a agente de saúde, para testificar que não era apenas um constrangimento e implicação minha ou dos meus familiares. E todos os quais conversei, compartilham desta mesma opinião e experiência. Há um senhora que mora há duas casas da minha, à direita, ela afirmou que nos dois anos que mora neste endereço até hoje não foi visitada pela a agente de saúde. Sequer sabia o nome dela, veio a ter conhecimento porque contei em nossa conversa. Há também o relato de que a agente de saúde já afirmou a ausência dos moradores, na casa, no dia de sua visitação. Enquanto outros que moram no mesmo quarteirão, dizem que ela não passou fazendo as visitas ditas em tal dia. Dentre outros fatos. Volto a dizer que conversei com alguns dos vizinhos do meu quarteirão. E se fizer necessário, posso tornar a falar com eles e coletar os nomes para fortalecer a reclamação. Uma vez que, não estou falando somente de fatos experimentados por mim e meus familiares, mas dos moradores próximos também. Atenciosamente, Wanderson. Obrigado pela atenção e disposição.

: 13/11/2023 14h45
: Solicitação anônima
: Ouvidoria
: 20231113144501
: Aceito

Respostas

1

: luis.felipe
: 13/11/2023 14h56
: Aceito

Prezado Wander, boa tarde.

A sua reclamação foi aceita e será encaminhada à corregedoria do Município para apreciação, apuração e, se for o caso, punição da servidora.

Entretanto, cabe esclarecer que a Administração não autoriza que qualquer servidor entre em contato com os usuários do serviço público por meio de seus telefones pessoais, e que as tratativas deveriam ser feitas exclusivamente pelo telefone da UBS ou pessoalmente, neste caso.

Ouvidoria do Legislativo.

Arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento