Câmara Municipal realizou a 17ª Reunião Ordinária

Com as presenças dos 14 Vereadores, a Câmara Municipal de Patrocínio realizou na noite de terça-feira, 27/06, a 17ª Reunião Ordinária de 2017. A ausência do Vereador José Roberto dos Santos – Salitre foi justificada em virtude do falecimento de seu irmão, Célio Júnio da Silva. A leitura bíblica foi feita pelo Vereador Florisvaldo José de Souza – Valtinho. Em seguida foram lidas e aprovadas as atas da 16ª Reunião Ordinária e 7ª Reunião Extraordinária.

Matérias encaminhadas

À Comissão de Legislação, Justiça e Redação foram enviadas quatro matérias para a emissão de pareceres: Processos de Decreto Legislativo nº 20/2017 – Concede Título de Cidadão Honorário a Antônio Carlos de Alvarenga Freitas e nº 21/2017 – Concede Título de Cidadão Honorário a Gustavo Santana, ambos de autoria da Vereadora Marcilene Jacinto; nº 22/2017 – Concede Título de Cidadão Honorário a Itagiba Ferreira Côrtes Neto, de autoria dos Vereadores José Roberto dos Santos e Thiago Malagoli.

Ordem do Dia

Em primeira discussão e votação foram aprovadas três matérias: Processo de Lei nº 41/2017 – Declara de Utilidade Pública a Associação de Formação e Capacitação de Cabeleireiros e Pediculose Denomina Projeto Geraldo Freitas Caminhando para o Futuro, de autoria do Vereador Roberto Margari de Souza, com emenda verbal; Processo de Lei nº 43/2017 – Denomina a Escola Municipal de Arte da Casa da Cultura de Patrocínio e dá outras providências – Irene Marra, de autoria da Vereadora Marcilene Jacinto (aprovado em regime de urgência).

O Processo de Emenda a Lei Orgânica nº 01/2017, que altera dispositivos da Lei Orgânica Municipal, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado por unanimidade, com emenda apresentada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

A referida matéria foi amplamente discutida pelos Pares durante a Ordinária desta terça, 27/06. A emenda foi aprovada por 12 Vereadores (Adriana de Paula, Pastor Alaércio Rodrigues Luzia, Professor Alexandre Vitor Castro da Cruz, Carlos Alberto Silva - Carlão, Florisvaldo José de Souza – Valtinho, Joel da Silva Carvalho, Marcilene Jacinto Queiroz, Neuza Mendes – Dra. Neuza, Paulo Roberto dos Santos – Panxita, Raquel Aparecida Resende, Roberto Margari de Souza e Rogério Moreira Silva – Rogério Nélis) e rejeitada pelo Vereador José de Arimateia Neves – Dr. Ari, que votou pela aprovação da matéria.

Em discussão e votação única foi aprovado o Processo de Decreto Legislativo nº 18/2017 – Concede Título de Cidadão Honorário a Isac Luiz Ferreira, de autoria do Vereador Pastor Aláercio Rodrigues Luzia. Também foram aprovadas onze Indicações e cinco Moções de Aplausos.

Grande Expediente

No espaço do Grande Expediente falou a Presidente da CUFA Patrocínio, Revalina Aparecida da Silva, sobre o Processo de Lei nº 40/2017 (Institui a Semana Municipal do Hip Hop e o Dia Municipal do Hip Hop em Patrocínio) que tramita na Casa. Revalina explanou sobre a atuação do movimento Hip Hop na cidade e as dificuldades enfrentadas com a falta de apoio material.

Representando os skatistas de Patrocínio, Dione Dias, que está se profissionalizando no esporte e viaja pelo Brasil desde os 17 anos competindo na modalidade, que hoje é esporte olímpico, também falou das dificuldades e do preconceito que enfrentam. Em um vídeo mostrando os espaços destinados à prática do esporte em Patrocínio, Dione relatou as deficiências que impossibilitam a utilização desses espaços buscando outros alternativos como a Praça Honorato Borges. O grupo busca apoio para que tenham um local adequado à prática de skate e treinamento visando a formação de futuros atletas e proporcionando mais uma opção de lazer aos jovens.