CÂMARA MUNICIPAL DE PATROCÍNIO BUSCA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE OS RISCOS DAS QUEIMADAS

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) aponta que 99% dos incêndios em vegetação são provocados por ação humana. Mas as pessoas podem contribuir para evitar ou minimizar os impactos das queimadas no Estado, ligando para o 193, o telefone do CBMMG.
Neste período de estiagem e seca em Minas, que vai de abril a outubro, os riscos de incêndio são ainda maiores. Mas o CBMMG tem realizado, a cada ano, ações para prevenção, mitigação e preparação para garantir mais agilidade e segurança durante as demandas de combate a incêndios florestais.
Dados do Corpo de Bombeiros mostram que, em todo o ano passado, a corporação atendeu 19 mil ocorrências de incêndio em vegetação. Neste ano, de janeiro a junho, já foram mais de 4 mil demandas. No entanto, houve uma redução de 25% nos chamados neste período em relação aos seis primeiros meses de 2022, caindo de 5.937 ocorrências para 4.378.

AS QUEIMADAS EM PATROCÍNIO

O Corpo de Bombeiros em Patrocínio registrou até o dia 08 de agosto, mais de 800 denúncias de queimadas no Município.
Alguns fatos que aconteceram no Município e que chamaram a atenção, como o incêndio ao redor do Hotel Serra Negra, em 2021 que durou vários dias. No ano de 2022, as chamas destruíram parcialmente a vegetação do Parque da Matinha. Em 2023 ficará marcado pelo fogo no perímetro urbano, próximo ao IFTM e UNICERP – região que protege o recurso hídrico de Patrocínio.

As queimadas são hoje um dos principais problemas ambientais, mas as pessoas bem informadas podem contribuir para preveni-las. Ao trafegar pelas rodovias, por exemplo, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade neste período, a vegetação seca se incendeia com mais facilidade.
Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões.
Ao realizar uma queima controlada para renovar a pastagem ou para a limpeza de alguma área, procure antecipadamente o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio), que é formado pelo CBMMG, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad), Polícias Militar e Civil, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), além de prefeituras municipais e parceiros privados.
Pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças. Seja sempre um amigo da natureza. Faça a coisa certa!

*Alex Guimarães Machado / Ascom CMP