Diante da apresentação da portaria que nomeou a denunciada supramencionada, será encaminhado pedido de esclarecimentos à Corregedoria Municipal sobre o teor da denúncia.
O pedido de esclarecimentos e apuração de eventuais ilegalidades foi entregue à Corregedoria da Prefeitura de Patrocínio em 23/10/2024, no período da manhã.
Em atenção à denúncia apresentada, foi encaminhado pedido de esclarecimentos à Corregedoria Municipal de Patrocínio, órgão responsável pela averiguação de possíveis irregularidades existentes nas unidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo local.
Na resposta apresentada (em anexo), a Corregedora informa que o cargo objeto da denúncia é de livre escolha do Prefeito e que o anexo VI da Lei Complementar nº 231/2023 prevê tão somente que é desejável que o servidor que o ocupe tenha ensino médio completo.
Diante disso, é possível averiguar que a nomeação da Sra. Ariany de Castro Pinheiro preenche tal requisito legal, uma vez que, segundo a própria denúncia, ela possui nível superior completo. Assim, embora a denúncia informe que nomeação em tela violou a legislação local, isso não se averigua, justamente pelo fato de a denunciada possuir a qualificação exigida para ocupar o cargo.
Ademais, não fora apresentada nenhuma prova de que a Sra. Ariany de Castro Pinheiro, no exercício do cargo, não esteja cumprindo com as suas atribuições ou que, de algum modo, seja ineficiente.
Em razão disso, a denúncia carece de materialidade para prosseguimento. Ressalta-se ainda que, segundo o art. 27, da Lei nº 13.869/19 (Lei de Abuso de Autoridade) é crime o ato de requisitar instauração ou instaurar procedimento investigatório de infração penal ou administrativa, em desfavor de alguém, à falta de qualquer indício da prática de crime, de ilícito funcional ou de infração administrativa.
Diante de todo o exposto, e da ausência de prova material de que a nomeação objeto da demanda se trata de crime ou infração administrativa, a denúncia será arquivada sobre esta alegação.
Todavia, não foram prestados esclarecimentos, pela Corregedoria, quanto à falta de dados da nomeação da Sra. Ariany de Castro Pinheiro no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Patrocínio, razão pela qual a solicitação foi reencaminhada ao setor competente para apuração.
A Corregedoria solicitou que o pedido de esclarecimentos quanto a ausência de de informações no Portal da Transparência fosse encaminhado para o Secretário de Recursos Humanos, o que foi feito nesta data.
Em 03 de dezembro de 2024, recebemos ofício do Secretário M. de Recursos Humanos, informando que providências foram solicitadas junto ao setor de transparência e o portal foi atualizado.