FREI EDERSON QUEIROZ RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO

Durante a 23ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, 14 de agosto, os Vereadores e Vereadoras entregaram o Título de Cidadania Benemérita ao Frei Ederson Queiroz.

Este título é concedido a personalidades com atuação relevante no município e que seu trabalho beneficie a cidade como um todo ou uma parcela da população. A indicação foi feita pelo Vereador Thiago Malagoli e aprovada por unanimidade.

Durante sua fala, Frei Ederson emocionou aos presentes dizendo que o título recebido pertence a todos, que assim como ele, sonham com uma sociedade fraterna. “Precisamos construir pontes no lugar de muros. Agradeço pela forma bonita e colegiada que me foi concedido este título, que não pertence a mim, mas a Deus cujas boas obras precisam ser reverenciadas à todo momento,” declarou Frei Ederson.

Conheça um pouco do homenageado Frei Ederson Queiroz

Filho de João Ávila Queiroz e Dunalva de Queiroz, nasceu em 1960, na cidade de Patrocínio. Em 1982 deu início à vida religiosa em Patos de Minas. Cursou Filosofia e Teologia no Estado de Rio de Janeiro e, em 1987, teve sua Ordenação Sacerdotal. Em 1991, especializou na Pastoral da Juventude, pelo Instituto Pio XI, em São Paulo. Dentre muitos trabalhos, cita-se: Responsável pela Pastoral Vocacional – PROCAMIG; Membro do Conselho de Pastoral PROCAMIG, Definidor Provincial – PROCAMIG, Definidor Provincial, Mestre dos Noviços, Membro do Conselho de Formação, Vigário Provincial e 1º Definidor Provincial e Guardião em Belo Horizonte – PROGAMIG; Ministro Provincial – PROCAMIG; Membro da Diretoria da CRB, em Petrópolis; Agente de Pastoral em Sapucaia; Vigário Paroquial nas cidades de Sapucaia e  Governador Valadares; Assessor Diocesano da PJ em Governador Valadares; Assessor da PJ  nas Dioceses de Teófilo Otoni, Araçuaí, Almenara, Governador Valadares e Caratinga; Guardião, Membro do Conselho de Presbíteros, Membro do Colégio de Consultores e Membro da Diretora da CRB, Diretor das Obras Sociais Santa Rita e Presidente da CENEC, Vice-Presidente da Escola Creche Gente Inocente, Pároco, 1º Reitor do Santuário Santa Rita de Cássia na cidade de Governador Valadares – MG; Presidente da Família Franciscana do Brasil; Capelão do Abrigo Belo Horizonte; Confessor Ordinário das Irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Jesus em  Brumadinho; Vigário Paroquial em Belo Horizonte; Diretor Espiritual do Movimento Fé e Luz e Subsecretário Geral da CNBB em Brasília; Membro do Conselho Fiscal do MEB – Nacional; Colaborador Pastoral em Paróquia de Brasília; Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora em Brasília; Orientador de Retiros Espirituais e Membro da Equipe de Coordenação Nacional do PROFOLIDER – CRB; Vigário Paroquial em Uberlândia; Diretor Espiritual do Movimento Fé e Luz; Membro do Conselho Diretor da FFB; Vice Presidente da CCB; Cooperador Pastoral em Patrocínio. Enfim, sempre muito ativo em sua vida religiosa e com causas sociais exerceu trabalhos árduos em dezenas de províncias e Conselhos religiosos.

Frei Ederson Queiroz, também foi eleito e reeleito Presidente da FFB, hoje com o nome de CFFB (Conferência da Família Franciscana do Brasil), em 2015. Também neste ano, um encontro ecumênico aconteceu entre o Frei Ederson e Comunidade Islâmica do Brasil, quando o franciscano enviou uma carta ao Centro Islâmico de Brasília com a proposta “que tudo façam pela paz nas relações recíprocas e colaborem para a superação do preconceito religioso”.

Frei Ederson atua na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Minas Gerais, assessora retiros espirituais em várias Congregações. Também está presente nas causas sociais do mundo, sem medo e sem preconceitos. Seja pra proteger a nossa Amazônia, ou seja, pra proteger um filho de Deus. Nos últimos dias, o Frei tornou-se notícia ao descrever um artigo com o título: o padre, a travesti e o amor, onde reflete sobre a homoafetividade, quando conclama a todos que deixe a dor do outro chegar ao seu coração.

Portanto, homenagear Frei Ederson com este Título de Cidadão Benemérito é prestigiar um cidadão patrocinense pelo exemplo que demonstra e pela inspiração que provoca a todos.