Thiago Oliveira Malagoli (Thiago Malagoli)

por CJ publicado 08/03/2017 20h46, última modificação 27/03/2017 11h04

THIAGO MALAGOLI ESCREVE SUA HISTÓRIA COM SONHOS, LUTAS, SUPERAÇÕES E VITÓRIAS.

Thiago Oliveira Malagoli vem de duas linhagens de admirados patrocinenses: ele é neto de Amando Malagoli e João Dornelas Campos, homens que, a seu tempo, amaram Patrocínio com todas as forças de seu ser e fizeram história, apoiados por suas esposas Alvina e Cidália.

De Marconi Malagoli e Flaida, filhos de Armando e João Dornelas, respectivamente, em 29 de janeiro de 1982 nasceu Thiago, menino curioso diante da vida, de uma sagacidade e inteligência dignas do sangue italiano mesclado ao brasileiro de origem.

Do pai, Thiago herdou o jeito despachado de se relacionar com todos, indistintamente, com conversa amiga e franca, ganhando e passando confiança.

Da mãe, impregnou-se em Thiago o carisma e a simplicidade; uma capacidade de compreender as dificuldades dos outros, sempre buscando ajudar aos semelhantes em tudo que está ao seu alcance.

Thiago é um sujeito família. É para ela que ele corre sempre, nela encontrando suporte para se superar, reestruturar-se e tornar-se melhor. E encontra acolhida no amor de todos, haja vista a verdadeira paixão que nutre pelos pais e seus dois irmãos, Marcelo e Fernanda.

Em dezembro de 2005 Thiago ganhou o maior presente que Deus poderia lhe dar: a filha Carolina Guimarães Bernardes Malagoli, sem dúvida sua razão maior de viver, responsabilizando-o ainda mais diante da vida, fazendo-o olhar para o futuro com novo propósito e razão de ser.

Thiago estudou o primário na Escola Casimiro de Abreu. A quinta e sexta séries ele fez na Escola Nely Amaral. Apesar do rígido apelo dos pais, estudar não era seu forte. Preferiu dedicar-se ao trabalho na fazenda da família. Por três anos aprendeu a tirar leite, a cultivar feijão e café. Depois trabalhou na tradicional Padaria Globo por 12 anos, como ajudante de padeiro, confeiteiro, balconista, entregador e caixa.

Mas Thiago sempre gostou mesmo de roça. Voltou novamente para o meio rural e lá permaneceu por mais 8 anos, dedicando-se ao plantio de feijão e à cafeicultura, nas propriedades que o pai tem nas comunidades de Boqueirão, Pirapitinga e Lajinha.

Em 2005 surgiu uma oportunidade que deu uma guinada em sua existência: ele foi convidado para assumir a Coordenação do PROCON municipal. Assim começou sua vida pública.

No PROCON implantou seu estilo de trabalhar em favor dos consumidores. Foi o responsável pela regulamentação, por lei, do órgão em nível municipal, dando-lhe poder de polícia, ocasião em que mais de três mil consumidores foram atendidos.

Também por lei, sugerida e posta em prática por ele em 2006, regulamentou o tempo limite de permanência dos usuários nas filas de banco. O sucesso obtido com tal legislação fez com que a experiência fosse repassada aos PROCONS da região.

Todo esse trabalho do Thiago fez com que o PROCON Estadual reconhecesse o PROCON de Patrocínio como o terceiro mais atuante no Estado de Minas Gerais, reconhecendo-o com o Prêmio Qualidade Paranaíba.

Como em tudo que faz, Thiago Malagoli envolveu-se de corpo e alma com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Tornou-se um expert no tema. Tudo isso graças à sua participação em diversos cursos promovidos pelo Ministério Público de Minas Gerais, Procuradoria Geral de Justiça e PROCON Estadual.

Em 2006 a vida de Thiago voltou a tomar novos rumos. Ele voltou a estudar, concluindo o ensino médio pela Escola Acrópole. Em seguida prestou vestibular para Direito no UNICERP, foi aprovado e hoje é acadêmico do décimo período.

Ser político por natureza, com excelentes relacionamentos em todas as camadas da população, em 2008 disputou vaga de vereador pelo partido Democrata, obtendo 1.303 votos, ficando em quinta colocação entre todos os candidatos, mas o voto de legenda inviabilizou sua vitória, pois à época o DEM coligou-se com o PMDB. Ficou como suplente.

De 2008 a 2011 a vida de Thiago passou por turbulências. Ele ficou dependente de drogas. Nesse momento de extrema fragilidade humana ele percebeu o quanto sua família o amava e o apoiava, de forma incondicional. E o quanto as boas e sinceras amizades são fundamentais para a superação, para o conforto íntimo e na ajuda a dar a volta por cima. Passou por internação, seguiu a risca as orientações médicas e entregou a Deus todas as suas fraquezas, pedindo-Lhe forças para continuar vencedor em sua luta de um dia de cada vez. “Graças a Deus estou cada dia mais forte, seguro, serenado e consciente de que sou capaz de buscar o melhor para minha vida”.

Em 2012, já filiados ao Partido da República (PR), Thiago disputou novamente o pleito eleitoral, conseguindo 1.643 votos, consagrando-se como o vereador mais votado na história de Patrocínio, trabalhando em prol dos mais necessitados e com um novo jeito de fazer política, independente e sem vínculos com grupos políticos, fazendo valer seu objetivo de ter atitude para mudar, e atitude para continuar mudando sempre.

Sempre de portas abertas, seu gabinete sempre foi um dos mais visitados da Câmara Municipal. Ele e sua assessoria acolhem às famílias que sofrem com problemas de álcool e drogas, não perdendo o foco em seu trabalho por mais saúde, educação, segurança e todas as áreas que merecem uma atenção permanente de um vereador compromissado com as causas sociais.

Em 2014 o conceituado Instituto Tiradentes, por meio de pesquisa, considerou Thiago Malagoli o vereador mais atuante de Patrocínio, agraciando-o com a Medalha de Ouro Tiradentes. Na campanha para o Governo de Minas, o então candidato e hoje Governador Fernando Pimentel convidou Thiago para auxiliá-lo na elaboração de seu Plano de Governo sobre o combate as drogas.

Já tendo participado de vários cursos, audiências públicas e fóruns para aperfeiçoamento de seu mandato legislativo, como vereador Thiago Malagoli tem sido intransigente na luta contra as desigualdades sociais; na fiscalização dos gastos públicos; na cobrança de transparência e na busca de melhorias para a população.

Ativo e participativo durante as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes da Câmara Municipal de Patrocínio, na Legislatura passada Thiago Malagoli foi Relator da Comissão de Finanças e Orçamento.

Atualmente em segundo mandato, é vereador pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira), reeleito com 2.006 votos, sendo o segundo mais votado nas eleições de 2016.

Foi eleito Presidente da Câmara para o biênio 2017/2018.

“Minha luta é constante e não para. Sou fiel aos meus compromissos e leal aos meus eleitores e amigos. Meu amor por Patrocínio me estimula a dar o melhor de meus esforços e revigorar minhas forças para conquistar tudo de bom que minha terra e sua gente tanto merecem. Com Fé em Deus vamos chegar lá”.

Thiago Oliveira Malagoli (Thiago Malagoli)

Thiago Oliveira Malagoli

: PMB
: 29/01/82
: (34) 3515-3200
: 38744-512
: Praça Olímpio Garcia Brandão 1488
: 38744-512
: Inativo
:
Partido * Data de filiação * Data de desfiliação
PMB 01/01/2007