População comparece para participar da Audiência Pública sobre a construção do Calçadão da Praça Santa Luzia

Na manhã desta quarta-feira, 12/07, a Câmara Municipal de Patrocínio realizou a Audiência Pública para tratar do Projeto de Lei nº 11/2017, referente ao fechamento de trecho da Avenida Rui Barbosa, entre as ruas Elmiro Alves e Coronel João Cândido, para construção do Calçadão da Praça Santa Luzia. A audiência, com duração de 4 horas, teve como objetivo promover amplo debate entre todos os segmentos da sociedade civil sobre as questões relevantes relacionadas ao tema, para que posteriormente o referido projeto seja inserido em pauta, discutido e votado pelos Vereadores em Reunião Ordinária. Aproximadamente de 250 pessoas compareceram e contribuíram com o debate com perguntas, sugestões e dúvidas.

Mesa dos trabalhos

A Mesa dos Trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: Presidente da Câmara, Vereador Thiago Malagoli; Capitão Cyro Magalhães, representando o 46º Batalhão de Polícia Militar; Vereador Paulo Roberto dos Santos – Panxita, Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos; Vereador Roberto Margari, Relator da Comissão de Obras e Serviços Públicos; Diogo Mendes Gonçalves, Secretário Municipal de Urbanismo; Anderson Aprígio Cunha Souza, Procurador do Município; Eliane Ferreira Nunes, Secretária Municipal de Cultura; Jorge Moreira Marra, Secretário Municipal de Obras; Alcides Dornelas dos Santos, Secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Wanderley Marra Diretor Superintende do Daepa; Luís Eduardo Salomão , Assessor de Gabinete e Gestor de  Convênios; Shirley Oliveira Brandão, Arquiteta e Urbanista da Secretaria Municipal de Urbanismo e Divaldo Nestor da Silva, Coordenador de Trânsito Urbano e Rodoviário de Patrocínio.

Apresentação

Após a abertura dos trabalhos a arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Urbanismo, Shirley Oliveira Brandão, falou sobre planejamento urbano. Dando sequência falou o Secretário Municipal de Urbanismo, Diogo Mendes Gonçalves, que apresentou um minucioso estudo sobre o entorno da praça e o projeto para a construção do Calçadão, com riqueza de detalhes e informações.

A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Ferreira Nunes, fez suas considerações com relação ao que a Praça Santa Luzia representa hoje para a cultura, o lazer e entretenimento e as inúmeras possibilidades de ampliar esse espaço com o Calçadão.

Perguntas

Após a explanação passou-se às perguntas e participações do público. Foram 19 participações orais, entre instituições, comerciantes e sociedade civil. Em seguida falaram os Vereadores Paulo Roberto dos Santos – Panxita; Professor Alexandre Vitor Castro da Cruz e Roberto Margari de Souza e a Vereadora Marcilene Jacinto Queiroz.

Além das perguntas orais realizadas por aqueles que solicitaram a palavra através de formulário preenchido antes do início da Audiência, foram distribuídos também ao público formulários para perguntas escritas, encaminhadas aos componentes da Mesa para respostas.

Respostas

Após o recolhimento dos formulários de perguntas e anotações dos componentes da Mesa passou-se às respostas que foram direcionadas de acordo com o teor e todas respondidas pelo Secretário de Urbanismo, Diogo Mendes; Secretária de Cultura, Eliane Nunes; Secretário de Obras, Jorge Marra; Secretário de Segurança, Alcides Dornelas; Anderson Aprígio Cunha Souza, Procurador do Município; Wanderley Marra Diretor Superintende do Daepa; Luís Eduardo Salomão, Assessor de Gabinete e Gestor de Convênios e pelo Presidente da Câmara, Vereador Thiago Malagoli.

Agradecimento

A Câmara agradece aos segmentos organizados, comerciantes, autoridades, imprensa e a população por participarem desse importante debate, o que em muito ajudará aos Vereadores na apreciação do projeto. Foi uma verdadeira aula de civilidade e participação democrática, onde dúvidas foram esclarecidas e todos puderam se manifestar, expondo ideias e pontos de vista.